quinta-feira, 29 de abril de 2010

Refletindo sobre a dor que Ele sentiu


Na terça-feira do dia 13 de abril de 2010, fui à Unidade de Saúde de Vitória, Espírito Santo, a fim de fazer coleta de sangue para realizar um "check-up geral". Após terminar aquele procedimento doloroso, do qual não gosto nem um pouco (!), senti uma leve dor no braço, a qual ainda que pequena, causava um certo incômodo. Tive um grande alívio ao sair daquela sala (ufa!).
Depois de certo tempo, aquela minúscula dor que me incomodava e que já estava passando, levou-me a pensar sobre a cena da cruz do Calvário. No passado, os piores criminosos da sociedade eram açoitados e pendurados numa cruz para sua humilhação e sofrimento. E dali eram retirados, já sem vida, para o túmulo. Era uma cena forte e muito dolorosa.
A cruz era destinada àquele tipo de pessoas, mas há muito tempo atrás o filho de um Rei muito importante foi sentenciado a semelhante pena sendo, todavia, claramente inocente. Era Jesus, o Filho de Deus. “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus.” João 1: 1 e 2. Deus elaborou um plano de resgate e designou a Cristo para que o cumprisse em favor da humanidade pecadora. Para tanto, sendo Deus (João 1: 1 e 10: 30) Cristo deixou de lado Suas características divinas e tornou-Se maravilhosa e misteriosamente humano (“E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade” João1: 14) a fim de cumprir Sua missão. Mas por que houve pecado?
Quando Satanás enganou Adão e Eva e estes resolveram seguir pela vereda da transgressão, tornararam-se pecadores por sua rebelião. Agora, destinados estavam a morrer “porque o salário do pecado é a morte” (Rom 6: 23, 1ª parte). Assim perderam o direito à vida eterna e consequentemente foram expulsos do Jardim do Éden para que não comessem da árvore da vida (Gên. 3: 23 e 24). Daqui em diante a raça humana estava destinada à degradação e morte.
No entanto, Deus não consentira que o homem simplesmente morresse e pronto. Ele não fizera o primeiro casal para esse fim, mas para viver e estar na presença de Seu Criador, eternamente. Mas antes deveriam ser provados a fim de “saber” se seriam fieis ou não, pois tinham livre arbítrio e poderiam escolher não servir a Deus, se quisessem. Caso fossem reprovados no teste, ao serem desligados da Fonte de Vida (João 14: 6), não viveriam por muito tempo e logo surgiriam as doenças, pragas e debilidades. Poderiam eles escapar da sentença (Gên. 2: 16 e 17)? Vejamos o que o Senhor afirma por intermédio do apóstolo Paulo: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.” Rom. 6: 23 Graças a Deus eternamente por ter Ele enviado Seu Filho para nos salvar da condenação! Pelo amor de Deus podemos ser salvos, se crermos nesse sacrifício (João 3: 16).
Para cumprir Sua missão Jesus, como Cordeiro, seria entregue à morte recebendo em Si a culpa pelos erros de cada pessoa, mas Ele mesmo nunca pecou. “Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.”Heb. 4: 15 Ele morreu pelos meus e os seus pecados, querido (a) leitor (a)! “Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos. Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.” Isaías 53: 4 a 7
Quão pequena era a dor que senti no posto, comparada à dor que Ele sentiu por mim e por você na cruz do lugar chamado Calvário! Louvado seja Deus por ter Jesus Cristo morrido por nós!
Quando o sofrimento entrar em sua vida, lembre-se de que Cristo morreu por você para ser a solução dos seus problemas. Faça o compromisso hoje mesmo de ser fiel a Ele em gratidão ao Seu amor por Você.

0 comentários:

Postar um comentário

Participe deixando sua opinião!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...