terça-feira, 11 de maio de 2010

Retrato da saúde pública brasileira

Surtos de doenças que se repetem, filas intermináveis em hospitais. Os constituintes de 1988 escreveram na Constituição que saúde é um direito de todos e um dever do Estado. O Estado não está cumprindo seus deveres. Vemos isso em toda parte.

Há pouco, o secretário de saúde da capital do país me disse que está recomendando aos que fazem turismo na Bahia e em regiões mais afetadas pela meningite que se vacinem antes em postos de saúde do Distrito Federal.
Parafraseando Chico Buarque: todo ano se faz tudo sempre igual. Isso vale para desabamentos em encostas ou surtos de doenças. Assim na Bahia como no Brasil. Meningite, gripe, dengue.
Na Bahia, no ano passado, as mortes por AIDS ainda superaram as mortes por dengue e pela nova gripe. Mas houve 140 mortes por meningite. Números que podem trair porque são imprecisos e há divergências mostrando que nas estatísticas somos tão imperfeitos como no combate a doenças anuais.
Na Bahia, no ano passado teriam sido 75 mil casos de dengue ou mais de 100 mil casos de dengue? Neste ano, na Bahia, a dengue foi bem reduzida. A meningite não. Está chegando mais cedo.
As duas doenças não podem ser comparadas apenas pelo número de mortes que causam. A meningite pode deixar rastros permanentes pelo corpo: surdez, cegueira, problemas de locomoção, retardo mental.
Dengue e meningite são doenças que encontram bom ambiente em aglomerações populacionais e más condições sanitárias. Parece o Brasil. Causam mais estragos quando encontram subnutrição. Ou seja, são doenças do atraso. (Bom Dia Brasil)
Observatório: Infelizmente, neste mundo somos submetidos à situações desagradáveis que nos dão dores, tristezas e perdas. Mas não precisamos mais ficar desanimados por isso. Há na Bíblia, preciosas promessas que garantem: Deus mudará a situação de Seus filhos. E qual é a prova disso? Jesus mesmo responde: "Ora, quando estas coisas começarem a acontecer (VerMateus 24), olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima." Lc 21:28 Essa é a esperança que temos de que, Jesus ao voltar, mudará não apenas nossa história mas também estabelecerá um reino de equidade entre todos. "Não se turbe o vosso coração, credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, Eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando Eu for e vos preparar lugar, Virei outra vez, e vos levarei para Mim mesmo, para que onde Eu estiver estejais vós também" (Jo 14:1-3) João, o discípulo amado, comenta um pouco sobre a nova Terra e os privilégios que teremos lá: "E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fieis. ... Quem vencer, herdará todas estas coisas. ..." (Ap 21:1-5 e 7 pp) Esse é o paraíso reservado pra você e pra mim! Para podermos obtê-lo como vencedores, devemos diariamente entregar-nos a Deus para que Sua vontade se realize em nós, ler Sua palavra e meditar nela, orar e esperar o retorno de Jesus, testemunhar do amor de Deus. Dessa forma estaremos no caminho certo.

0 comentários:

Postar um comentário

Participe deixando sua opinião!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...