segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

O caos das chuvas no Espírito Santo


A chuva que atinge principalmente as regiões sul e serrana do Espírito Santo desde a última sexta-feira (24) deixou centenas de pessoas desabrigadas e desalojadas. Entre os municípios mais castigados estão os de Itarana, Itaguaçu, Muqui, Mimoso do Sul, Santa Maria de Jetibá e Laranja da Terra. Por conta dos estragos, existe a possibilidade dessas cidades decretarem situação de emergência nas próximas horas, segundo a Defesa Civil Estadual.


No município de Muqui, por exemplo, além dos desabrigados, cerca de 500 edificações ficaram danificadas. Uma pessoa chegou a ser soterrada, mas foi resgatada com vida pelo Corpo de Bombeiros.


Itarana e Itaguaçu

O relatório da Defesa Civil divulgado na tarde desta segunda-feira (27) informou que os alagamentos não permitiram o acesso por via terrestre e as duas cidades ficaram isoladas. O Rio Santa Joana que passa pelos dois municípios, subiu cinco metros, deixando várias casas debaixo dágua.

Segundo o Incaper, choveu 165 mm no município durante a madrugada desta segunda-feira.

A Rodovia Estadual ES 261, que liga Itarana ao trevo de Santa Teresa, apresentou entre os quilômetros 42 e 47 várias quedas de barreiras, o que deixou as pistas escorregadias. Além disso, três pontes que dão acesso ao interior ficaram destruídas.

A Prefeitura de Itaguaçu acionou dois locais para alojamento de desabrigados e desalojados. No município, ao todo, cerca de 7,5 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas.


Muqui

A Defesa Civil registrou 25 desabrigados e 600 desalojados. O Corpo de Bombeiros precisou socorrer uma pessoa vítima de soterramento. No total, cerca de 2,5 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas.

Mimoso do Sul

As rodovias ES 391 - que liga o município a Conceição de Muqui - e a ES 177 apresentaram quedas de barreiras. A Defesa Civil registrou 144 pessoas afetadas e cerca de 46 edificações danificadas.

Santa Maria de Jetibá

Três casas foram soterradas e a Ponte Caramuru cedeu com as forças das águas. Houve vários pontos inundados nos bairros de São Luiz, Vila Jetibá, Vila Nova e o Centro do município. O coordenador da Defesa Civil na região, Vitor Dimitri, afirmou no início da noite desta segunda que após a tabulação dos dados levantados pelas equipes que atuam na região, será decretado estado de emergência no município na manhã desta terça-feira (28).

O rastro de destruição provocado pelas chuvas já resulta em 30 desabrigados e 520 desalojados, segundo a Defesa Civil. Ainda de acordo com Dimitri, dos 34 mil habitantes da cidade, pelo menos 15 mil pessoas, quase metade da população, foi afetada pelas chuvas, que atingem a cidade desde a madrugada desta segunda. O levantamento aponta ainda 424 edificações danificadas e cerca de 13 destruídas.

Laranja da Terra

Na cidade, a chuva afetou o distrito de Joatuba, onde cerca de dez famílias tiveram problemas com inundações nas casas.



Observatório: “Ora, ao começarem estas coisas a suceder, exultai e erguei a vossa cabeça; porque a vossa redenção se aproxima. Ainda lhes propôs uma parábola, dizendo: Vede a figueira e todas as árvores. Quando começam a brotar, vendo-o, sabeis, por vós mesmos, que o verão está próximo. Assim também, quando virdes acontecerem estas coisas, sabei que está próximo o reino de Deus.” Lucas 21: 28 a 31

0 comentários:

Postar um comentário

Participe deixando sua opinião!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...