terça-feira, 11 de maio de 2010

Estudos mostram a importância da fé para o coração


Além de mudanças de hábito – como parar de beber e fumar – médicos americanos afirmam ter constatado que a fé ajuda na prevenção de doenças do coração. Os especialistas analisaram 6,5 mil pacientes durante 31 anos e afirmam que a religiosidade ajuda a reduzir a produção de adrenalina e cortizol – hormônio que está presente nos momentos de estresse e depressão, fatores de risco para infarto e derrame.
“A redução dessas taxas de mortalidade cardiovascular pode variar de 25% a 35%”, afirma o cardiologista Álvaro Avezum. Segundo os cardiologistas, 6 dos 7 estudos internacionais mais recentes envolvendo o tema crença versus saúde mostram que quando a pessoa exercita a espiritualidade, a chance de morrer por causa de problemas cardiovasculares diminui.
Um dos estudos avaliou 3.963 idosos e verificou que, no grupo dos que frequentavam alguma reunião religiosa, houve 40% de redução dos casos de pressão alta.Mas, ainda que a fé ajude mesmo, os cardiologistas reforçam que o paciente que tem algum problema de saúde precisa fazer exames regularmente e seguir sempre as indicações médicas. (G1 Notícias)
Observatório: As notícias da medicina que hoje recebemos falando sobre a saúde que advém da fé religiosa já estava sendo anunciada há muito tempo atrás. Davi, o famoso rei de Israel semelhante a cada um de nós hoje, passou em sua vida por duras provações e sofrimentos causados por muitos problemas tanto pessoais como profissionais. Não foi com poucas dores que ele tirou lições das experiências pelas quais passou. Diferentemente da atitude de muitas pessoas ele buscava refúgio nAquele que por excelência pode nos acolher plenamente. Ao invés de desabar sem esperança em suas frustrações e dificuldades, Davi pela fé, estendia as mãos para Deus e confiava na direção de Sua providência. Só então conseguia alcançar descanso para sua alma. Davi compreendeu aquilo que tantas vezes se mostra difícil de entender: o ser humano não é auto suficiente. Precisa de Alguém maior que ele para guiá-lo. Quantos problemas seriam evitados se tão somente seguíssemos o conselho: "Entrega teu caminho ao Senhor; confia nEle, e o mais Ele fará (Sl 37: 5) O salmista Davi entendendo isso, reconheceu: "Pereceria sem dúvida, se não cresse que veria a bondade do Senhor na terra dos viventes" Sl 27: 13 (Versão ACRF) E assim, em meio a alegria que sentia por suas vitórias e os cuidados paternais do Senhor, Davi nos dá um conselho: "Espera pelo Senhor, anima-te, e Ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor". (Sl 27: 14 - ACRF) Não existem impossibilidades para Deus.
Louvado seja o Senhor porque deixou Sua carta de conforto, a qual por Sua providência tem resistido ao tempo, para nos orientar nas imprevisíveis veredas da vida. Que sejamos sábios em atender seus conselhos. Vamos juntos seguir o exemplo de Davi?!

0 comentários:

Postar um comentário

Participe deixando sua opinião!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...