segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Contextualizando a Verdade: A Nova Terra


Dificilmente alguém que para suas rotinas a fim de observar, mesmo por pouco tempo, as simples e tranquilas cenas da natureza, que ainda resta em nosso mundo, não fica tocado pelo maravilhoso quadro à sua frente. Um exemplo disso está no fato de que, quando as pessoas entram de férias no trabalho ou no final do ano, geralmente procuram algum ponto turístico natural para visitar. Raramente a opção seria ficar trancafiado em casa! Mesmo com nossa jornada urbana e artificial, nosso corpo clama pelas coisas naturais e saudáveis do meio ambiente.
Isso é assim porque fomos criados por Deus para vivermos e cuidarmos de nosso lar, que é a própria Terra. Adão e Eva foram postos no jardim do Éden (ver Gênesis 1 e 2, especialmente 2:8), para que pudessem viver plenamente em harmonia com o Criador, além da comunhão a nível social e com as criaturinhas do ambiente planejado para lhes trazer felicidade. Tudo era perfeito, justo, correto, integro, sem violência nem mácula ou poluição alguma. O casal não conhecia intrigas, nem a sombra da morte. O trabalho era revigorante e dava frutos justos e proporcionais ao empreendimento de realizá-lo. Tudo era muito bom.
Um cenário como esse soaria até como uma utopia ou arte imaginada como o mundo de Pandora, mostrado no filme Avatar, de James Camerom. Não tenho a intenção de aqui fazer propaganda de alguma produção hollywoodiana, até porque o cristão não precisa ter uma medíocre fé que o leve apenas a ver o paraíso que se estende somente até a tela. Ele pode acreditar e confiar no Deus que faz novas todas as coisas (ver Apoc. 21: 5). No princípio, quando Deus criou todas coisas e tudo havia saído perfeito de Suas mãos, por causa de um acidente inexplicável, que originou o mal (Apoc. 12: 7 a 9 e 12) em nosso mundo, é que estamos inseridos no atual estado de coisas que preenche volumes e mais volumes da História da humanidade.
O pecado alterou o ambiente e o ser humano e perdemos aquela glória existente no início. No entanto, Graças a Deus essa história não termina assim! A Bíblia nos diz que única e exclusivamente através de Jesus Cristo (João 14: 6), Deus abriu uma porta na qual a raça humana pode ser restaurada e transformada para voltar ao verdadeiro paraíso perdido. Pelas instruções da preciosa Palavra de Deus, podemos encontrar a esperança para uma nova vida e como estar prontos para habitar a nova Terra.
Conforme a Bíblia ensina, os Adventistas do Sétimo Dia creem que "Na Nova Terra, em que habita justiça, Deus proverá um lar eterno para os remidos e um ambiente perfeito para vida, amor, alegria e aprendizado eternos, em Sua presença. (II Pedro 3:13; Gên. 17:1-8; Isa. 35; 65:17-25; Mat. 5:5; Apoc. 21:1-7; 22:1-5; 11:15)" - Fonte: Nisto Cremos.
É nossa oportunidade hoje trilharmos no caminho da salvação, estudando diariamente o plano de Deus para nossa vida, escrito no Bíblia Sagrada. Então herdaremos aquilo que "nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que O amam." 1 Cor. 2: 9 Busquemos ao Senhor para que sejamos habilitados, pela graça de Cristo, a vivermos de modo justo e digno, pois nos é dito: "Os justos herdarão a Terra e habitarão nela para sempre." Salmos 37: 29
Deus nos abençoe!
Leitura Adicional - A Nova Terra
"Vi um novo céu, e uma nova Terra. Porque já o primeiro céu e a primeira Terra passaram." Apoc. 21:1. O fogo que consome os ímpios purifica a Terra. Todo vestígio de maldição é removido. Nenhum inferno a arder eternamente conservará perante os resgatados as terríveis consequências do pecado. Apenas uma lembrança permanece: nosso Redentor sempre levará os sinais de Sua crucifixão. Em Sua fronte, em Seu lado, em Suas mãos e pés estão os únicos vestígios da obra cruel que o pecado efetuou.
"A ti, ó torre do rebanho, monte da filha de Sião, a ti virá; sim, a ti virá o primeiro domínio." Miq. 4:8. O reino perdido pelo pecado, Cristo resgatou-o, e os redimidos o possuirão com Ele. "Os justos herdarão a Terra e habitarão nela para sempre." Sal. 37:29. Um receio de fazer com que a herança futura pareça demasiado material tem levado muitos a espiritualizar as mesmas verdades que nos levam a considerá-la nosso lar. Cristo afirmou a Seus discípulos haver ido preparar moradas para eles. Os que aceitam os ensinos da Palavra de Deus não serão totalmente ignorantes com respeito à morada celestial. E contudo, declara o apóstolo Paulo: "as coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que O amam". I Cor. 2:9. A linguagem humana não é adequada para descrever a recompensa dos justos. Será conhecida apenas dos que a contemplarem. Nenhum espírito finito pode compreender a glória do Paraíso de Deus.
Na Bíblia a herança dos salvos é chamada um país. Heb. 11:14-16. Ali, o grande Pastor conduz Seu rebanho às fontes de águas vivas. A árvore da vida produz seu futuro de mês em mês, e as folhas da árvore são para a saúde das nações. Existem torrentes sempre a fluir, claras como cristal, e ao lado delas, árvores ondeantes projetam sua sombra sobre as veredas preparadas para os resgatados do Senhor. Ali as extensas planícies assemelham-se em colinas de beleza, e as montanhas de Deus erguem seus altivos píncaros. Nessas pacíficas planícies, ao lado daquelas correntes vivas, o povo de Deus, durante tanto tempo peregrino e errante, encontrará um lar.” Ellen G. White, História da Redenção, pág. 430 e 431

0 comentários:

Postar um comentário

Participe deixando sua opinião!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...