Antes de subir para o Pai, Jesus Cristo várias vezes enfatizou que voltaria para nos resgatar deste mundo. Por isso, essa tem sido a bendita esperança de todos os cristãos ao longo das gerações. Mas Ele ainda não voltou. Qual será o motivo desta aparente demora?
“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em Mim. Na casa de Meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando Eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para Mim mesmo, para que onde Eu estiver estejais vós também.” João 14: 1 a 3
As Escrituras Sagradas testificam da certeza do segundo advento de Cristo e o próprio Senhor Jesus respalda Sua providência, dizendo: “Passará o céu e a Terra, mas as Minhas palavras não passarão.” (Mateus 13:31)
Podemos notar que os acontecimentos diários são um desenrolar das palavras proféticas, como em Mateus 24, e indicam a brevidade do momento atual da história humana. Segundo o testemunho divino e diante do cenário contemporâneo, que atividade específica da Igreja contribuirá para o fim da História e do pecado? “E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.” Mateus 24: 14
Quando a verdade do evangelho for exposta a todas as pessoas, o destino de cada um terá sido decidido com base na decisão que foi tomada a favor ou contra Cristo. Então virá o fim!
Jesus Cristo, portanto, ainda não voltou porque nem todos ainda ouviram falar do evangelho. Por isso, o Senhor nos convida a orar fervorosamente para que mais trabalhadores se unam na grandiosa obra de salvação: “Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a Sua seara.” (Mateus 9:38)
As Escrituras testificam ainda de outro problema, que se relaciona à baixa eficácia da pregação do evangelho: “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” 2 Pedro 3: 9 Semelhantemente ao antigo Israel, o Israel moderno, espiritual, não tem acatado a luz concedida por Deus, luz esta que deveria expulsar as trevas da Terra e preparar o caminho do Senhor.
Muitos professos cristãos encontram-se no vale da decisão, têm o coração dividido entre o mundo e o seu Senhor e, desse modo, a obra evangelística não opera em sua plenitude. Também há os que nem sequer ouviram falar de Jesus ou tendo ouvido, ainda não se decidiram. Por todos estes casos, Deus tem concedido tempo de oportunidade para mudança de vida, pela fé ativa no poder de Cristo. Podemos estar certos de que a pesar das nossas decisões, Deus virá por fim para dar término ao pecado e suas consequências. Qual será, portanto, nossa escolha?
“Porventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus?” (Marcos 12:24) “Ah! se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos, então seria a tua paz como o rio, e a tua justiça como as ondas do mar!” (Isaías 48:18)
“Por quarenta anos a incredulidade, murmurações e rebelião excluíram o antigo Israel da terra de Canaã. Os mesmos pecados têm retardado a entrada do moderno Israel na Canaã celeste. Em nenhum dos casos as promessas de Deus estiveram em falta. É a incredulidade, o mundanismo, a falta de consagração e a contenda entre o professo povo do Senhor que nos têm conservado neste mundo de pecado e dor por tantos anos.” Ellen G. White, Manuscrito 4, 1883 – Citado em Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 69
A Igreja é o instrumento divino, que pela pregação e testemunho pessoais, revela ao mundo o caráter de Deus e prepara o Caminho para o retorno do Senhor. Ao invés de estarmos ativos e focados na Obra, muitas vezes os cuidados da vida, as atrações mundanas, o cristianismo contemporizado e os problemas interpessoais, impedem que o poder de Deus seja derramado na igreja.
“A tua ruína, ó Israel, vem de ti, e só de mim, o teu socorro.” Oseias 13:9 Nossas escolhas e conduta sem a direção divina, somente nos levarão ao fracasso e ruína.
Devemos buscar a Deus, pela oração e estudo da Bíblia, como se Ele voltasse já ao findar do dia; e viver consagrados a Ele com base no puro amor. “Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos.” 1 João 4:7 a 9
Quando entregarmos o controle total de nossas vidas a Cristo, e andarmos com base no amor e consagração, então a verdade brilhará nas trevas do mundo e Jesus nos recompensará.
“Porque assim diz o SENHOR Deus, o Santo de Israel: Em vos converterdes e em sossegardes, está a vossa salvação; na tranquilidade e na confiança, a vossa força ...” Isaías 30:15
Deus nos chama para sermos novas criaturas em Sua presença, e vitoriosos no Seu poder.
“Converta-se a Mim e pare de servir a dois senhores! Sossegue na Minha presença e não fique andando de um lado para outro. Faça de Mim o seu alvo. Não viva ansioso pelos seus projetos, fique tranquilo e confie sua vida na Minhas mãos, pois se você fizer assim, entenderá que o Meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Você pode tudo se estiver em Mim!”
Jesus Cristo já poderia ter voltado, mas preferiu esperar um pouco mais para ter você e eu ao lado dEle. No final da história do grande conflito será revelado o povo de Deus, que morará numa nova Terra. Eu quero fazer parte desse grupo, e você? Deus nos abençoe!
Nota: Texto baseado na Palestra, de minha autoria, "Por que Cristo ainda não veio?".
0 comentários:
Postar um comentário
Participe deixando sua opinião!